quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Minerações Abandonadas - O que fazer?

O que acontece com as minas abandonadas?

Qual é a pior coisa que poderia acontecer com você em uma caminhada? Tropeçar em uma pedra e torcer o tornozelo? Encontrar um urso (em inglês) grisalho? Ou um amigo cair em um poço de uma mina vertical abandonada? Pode parecer inacreditável, mas cerca de 30 pessoas morrem anualmente nos Estados Unidos (em inglês) em decorrência de acidentes envolvendo trabalhos em minas abandonadas [fonte: Geology (em inglês)]. Esses incidentes são devastadores - em 2006, um adolescente que visitava uma mina abandonada morreu ao cair de uma altura de aproximadamente 305 metros ao tentar pular sobre um poço exposto de 3 metros de largura [fonte: AP (em inglês)].

No mundo todo, existem verdadeiros campos de perigosos buracos de mineração que foram simplesmente abandonados depois que deixaram de produzir minerais ou carvão. Estima-se que há de 100 mil a 500 mil locais de minas abandonadas apenas no oeste dos Estados Unidos; a BLM (Bureau of Land Management - Agência de Gerenciamento de Terras) identificou e localizou 12.204 deles desde abril de 2008 [fonte: BLM (em inglês)].

As construções de algumas minas abandonadas são deixadas intactas!

 Surpreendentemente, muitas dessas minas abandonadas ainda a serem identificadas não existem em nenhum mapa. E, em alguns casos, não há placas de aviso do perigo que essas atividades abandonadas representam. Algumas dessas minas foram simplesmente largadas e esquecidas. É aí que existe a possibilidade de cair em um poço de mina durante uma caminhada.
Além disso, as minas abandonadas podem representar um risco até para as pessoas que nem costumam se aventurar por aí. Os resíduos de minas - sobras de materiais deixados depois que o mineral desejado é extraído - em geral são simplesmente amontoados no local enquanto a mina está em funcionamento e deixados para trás quando ela é abandonada. Esses resíduos normalmente são tóxicos, e quando a chuva cai sobre as pilhas, as toxinas nocivas, como chumbo (em inglês), mercúrio e arsênio, acabam sendo carregadas para terras próximas, ameaçando a fauna selvagem e contaminando a água.

Então, quem é responsável pela limpeza dessas minas, considerando que representam um grande perigo? Conheça na próxima página os programas criados para resolver o problema das minas abandonadas.
Solução das minas abandonadas
Infelizmente, a maioria das minas continua sendo locais de lixo abandonado. A limpeza de uma mina velha pode custar caro. Declarações do congresso, em 2006, concluíram que seriam necessários aproximadamente US$72 bilhões para acabar apenas com as minas de minerais não-combustíveis abandonadas nos Estados Unidos [fonte: Earthworks (em inglês)]. Essas minas são as que produzem minerais pesados, como prata, ouro, urânio e outros metais, localizadas em abundância no oeste dos Estados Unidos. Por conta do custo elevado, muitas empresas de mineração acharam mais barato simplesmente abandonar as minas. Com o passar do tempo, os arrendamentos de terra desapareceram, os registros se perderam e a propriedade original das minas tornou-se duvidosa. Resumindo, ninguém era responsável por esses lugares abandonados.

As minas antigas representam dois tipos de perigo: físico (como aquele poço de mina da outra página em que seu amigo caiu) e ambiental (como as pilhas de resíduos que liberam toxinas na água). Para recuperar completamente (eliminar os riscos) uma mina abandonada, os dois problemas precisam ser resolvidos.

Os perigos físicos, como poços de minas e entradas verticais (chamadas de passagens, que alguns exploradores destemidos consideram fascinantes), devem ser cobertos com chapas de metal pesadas. Algumas coberturas possuem aberturas que permitem a entrada e saída de morcegos (em inglês) da mina. Os equipamentos velhos enferrujados que são deixados devem ser desmontados e levados embora.

Os riscos ambientais das minas são um pouco mais difíceis de serem solucionados. Nos Estados Unidos, são aplicadas penalidades rigorosas a qualquer pessoa que viole a Lei da Água Limpa. Inclui pessoas e governos que se responsabilizam pela limpeza da mina abandonada e que podem acidentalmente introduzir toxinas na água, enquanto retiram seus resíduos do local. Em 2006, foi feita uma proposta de lei isentando de processo as pessoas que quisessem limpar os locais de minas abandonadas, desde que não tivessem relação com a criação ou operação da mina [fonte: Salazar (em inglês)]. A lei não foi aprovada.

Na tentativa de ajudar a resolver o problema das minas abandonadas nas terras do governo, a BLM (Bureau of Land Management - Agência de Gerenciamento de Terras) criou o programa AML (Abandoned Mine Lands - Terras de Minas Abandonadas). A BLM limpa os locais contaminados e isola os resíduos que não podem ser retirados com segurança. Entre 2000 e 2008, ela eliminou e protegeu mais de 3 mil minas abandonadas [fonte: BLM (em inglês)].

Mas por que não responsabilizar as empresas de mineração pelo problema? O governo dos Estados Unidos já pensou nisso, tornando obrigatório um fundo fiduciário da EPA - Agência de Proteção do Meio-Ambiente (em inglês) - valor que as empresas de mineração pagam para cobrir os custos referentes à limpeza futura. Entretanto, as taxas em geral não cobrem totalmente os custos, e os contribuintes acabam compensando a diferença [fonte: Earthjustice]. E há uma brecha na lei federal que isenta as empresas de mineração falidas da responsabilidade de arcarem com esses custos.

Alguns proprietários de minas agem com responsabilidade. Em 1986, o Departamento do Interior criou um prêmio de excelência em recuperação de terras após a mineração de carvão. Desde então, os operadores tornaram-se mais criativos em relação a seus negócios. Muitos fazem a limpeza dos locais à medida que trabalham, enquanto outros embelezam locais mais antigos e até reformam as fábricas de mineração, transformando-as em espaços comerciais, como galpões e lojas [fonte: Harvard].

Com base no sucesso desses projetos, foi adotada uma nova etapa na resolução das minas abandonadas - a recuperação. Depois que os perigos físicos e ambientais são resolvidos, a terra é recuperada. A vegetação é introduzida novamente, e as construções antigas, preservadas. Esse processo permite que a área retorne a seu estado natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário